terça-feira, 26 de março de 2013

Blogues de moda ou calúnias e futilidades?

Há um mundo à parte na Internet  um mundo que se abre a cada clique, um mundo que está a ser ‘atacado’ pela epidemia dos blogues, e se antes ser blogger significava ter um espaço de livre pensamento onde se debitavam palavras que ficavam presas dentro de cada um, agora, nos dias de hoje, em pleno século XXI, ano de 2013, ser blogger é ter um blogue de moda.

Quando comecei a escrever um blogue, com os meus 16/17 anos, fi-lo com intenção de partilhar com o mundo, mesmo que o mundo não estivesse interessado, os meus míseros textos que mesmo sem qualquer significado: eram meus e criei um espaço onde os ter ‘arrumados’.

Hoje quando acedo às páginas de agregação de blogues, perderam-se os de escrita, os blogues pessoais que mostravam as pessoas e onde se arrumavam ideias até os blogues de fãs estão a desaparecer, agora arrumam moda, looks, sapatos, cabelos e afins.

Se alguém se atirar de uma ponte, vamos fazer disso moda e atirar-nos todos? Há modas e modas, umas que sobrevivem mais que outras, mas esta da epidemia de meninas e meninos bem vestidos a fazerem de conta que são classe alta e que têm conta bancária recheada é exageradamente desagradável, visto que muitos apenas querem estar na boca do mundo, estar in, aparecerem aqui e ali, fazerem de conta que são mais que outros, quando na verdade são menos. Enchem o armário de peças que depois de usarem uma ou duas vezes para fazer um ‘outfit’ põe-na à venda e há quem as compre, mas nunca chegam é a ver a peça chegar a casa.

Além disto, há neste grupo de bloggers uma coisa que me faz realmente confusão: porque é que há grupos e mais grupos nas redes sociais onde conversam, encontros para ver quem tem a melhor fatiota e está mais na moda dos USA, e no entanto, há todo um conjunto de intrigas e mexericos nestes amiguinhos que tanto querem estar in. Ora não se poderia usar o cérebro para fazer algo melhor do que ter um blogue de moda? Há um mundo tão vasto lá fora, mas continuam todos a querer ser fotocópias uns dos outros, depois ainda há os que ficam admirados quando os intitulam de ‘fúteis’, ora grande são os estilistas e designers que criam e recriam colecções a cada estação, não este tipo de indivíduos que se acha o máximo e que pensa que são donos e senhores da moda.

Não é uma nova cultura ou ideal de blogues que chegou, é uma nova mentalidade, boa ou má, que se está a dividir a blogosfera e pior, a fazer com que os bloggers de moda se achem donos e senhor do mundo da Internet menosprezando e passando por cima de outros escritores de espaços abertos na internet.


- Não estou com isto  a menosprezar os blogues de moda, mas acho que para ser o ‘cool’ da blogosfera não se tem de ter um blogue de moda e fazer de conta que temos as melhores marcas e que percebemos de moda. A moda é um conceito abstracto e que depende da cultura, educação e personalidade de cada um.

1 comentário:

  1. amg,me abraça?
    Concordo com você,não aguentoooooooooooooo mais blogs de moda ,não estou dizendo que é errado você postar fotos de look do dia ,mas têm blogueira que só vive disso.É muito chato você entrar em um blog e só ter tutorial de maquiagem.
    Acho que falta criatividade na blogosfera
    Eu amo o blog da Melina Souza,conhece ela? O blog dela é super-fofo e e ela não fica presa ao tema moda,o conteúdo dela é bem variado
    Ah e se puder visite meu blog:reflexoesdaminhamentedoida.blogspot.com

    ResponderEliminar