domingo, 28 de outubro de 2012

Momentos de Mudança - SIC

Numa fase em que o sector da comunicação social trava a maior batalha de sempre com a crise e novas tecnologias, deixando profissionais desempregados e o verdadeiro jornalismo ‘apagado’ por programas onde intrigas, sexo, violência e até a burrice dão mais audiência. 
Preferem-se programas de treta às reportagens que mostram realidades de todo o mundo, porque sai mais barato meter-se 12 paspalhos numa casa do que investir no jornalismo. 

No mês em que a SIC comemora 20 anos de emissões, estreia uma série documental debruçada nas maiores transformações vividas pelo país de 1992 a 2012. 
«Momentos de Mudança» acompanha vários portugueses até ao instante em que experimentam viragens profundas e marcantes nas suas vidas, é aqui que onde o formato de reportagem volta a ganhar terreno e a prender o telespectador ao grande ecrã com conteúdos de informação e da realidade de outros mundos que nem sempre se conhece.

   

A 22 de Outubro Alexandra Delgado entrou pela casa dos portugueses para contar e mostrar ao país como é que uma rapariga com HIV lida consigo, com a família e com o mundo ao seu redor. A viver numa aldeia no meio do Alentejo, para Alexandra o seu maior problema não foi os pais terem-lhe transmitido a doença, mas sim lidar com preconceitos a que a capital já não está habituada. Mas ainda assim, a jovem do Alentejo confessou, já em lágrimas, que o seu maior medo não é ficar sozinha e que ninguém seja capaz de a ver para além da doença. 

É por isto e muito mais que as reportagens são necessárias, não só para entreter, mas para envolver o espectador e dar-lhe a conhecer causas e vidas em constante mudança.

A série é produzida e realizada por uma equipa formada por Cândida Pinto, Jorge Pelicano, João Nuno Assunção, Marco Carrasqueira e Inês Rueff (estagiária). 

Aqui ficam as minhas grandes felicitações à Sic pelo trabalho desenvolvido. 

Vê aqui a reportagem Momentos de Mudança – Alexandra | Viver com HIV

4 comentários:

  1. Adoro estas reportagens dos Momentos de Mudança, é uma coisa que nunca perco. Isto sim, é bom jornalismo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo plenamente! É pena que já não se invista neste tipo de jornalismo e as reportagens estejam a morrer

      Eliminar
  2. Até agora também tenho gostado imenso da serie!

    Estou a seguir o teu blog ;)
    beijinho

    http://sosweetsopink.blogspot.pt/

    ResponderEliminar