
«Crónica: Dicionário de moda para totós
A crónica desta jornalista vêm ainda acompanhada de uma fotogaleria de algumas peças... agora qual será o nome em português?
A crónica desta jornalista vêm ainda acompanhada de uma fotogaleria de algumas peças... agora qual será o nome em português?
Cliver Palmer, um miliónario australiano, apresentou esta segunda-feira um projecto para a construção de uma réplica do Titanic com data marcada para a primeira viagem em 2016.
O milionário australiano fez a sua fortuna pela indústria mineira quer agora construir o Titanic II, uma réplica do Titanic de 1912. O projecto foi entregue ao construtor naval chinês CSC Jinling Shipyard.
Este novo Titanic II deverá respeitar o mais possível o original. «Será em tudo tão luxuoso como o Titanic, mas, evidentemente, estará dotado com a mais recente tecnologia e com sistemas de segurança e navegação modernos», comentou Cliver Palmer, sendo que o início da construção está marcada para o final de «O Titanic II vai navegar no hemisfério Norte e a sua viagem inaugural de Inglaterra para a América do Norte está prevista para o final de 2016».
100 anos depois da catástrofe onde perderam a vida 1500 pessoas, surge este novo projecto, sendo este uma homenagem à tripulação de 1912 «Aquelas pessoas fizeram um trabalho que ainda hoje merece a nossa admiração. Queremos que esse espírito se perpetue por mais 100 anos.»
Portugal passou de um país de Marias e Josés para um país de Marias e Rodrigos.
São vários os nomes invulgares que aparecem na lista do Instituto dos Registos e do Notariado (IRN), mas Portugal continua a ser um país de Marias. No registo há pelo menos 5040 registadas e 2541 Rodrigos registados.
O IRN dá conta de que também são vários os casos de pessoas que recorrem à alteração do nome, mas em 2011 registou-se uma quebra na quantidade de portugueses que decidiram mudar de nome: 913, menos que os 1111 que solicitaram alteração em 2010.
«O motivo mais frequente de pedido de alteração de nome próprio tem a ver com as pessoas nascidas no estrangeiro que pretendem fixar, em Portugal, o nome próprio aceite no registo civil local. É o caso, por exemplo, de Sílvia, que altera para Silvie ou de Miguel para Michel, dado que à data dos respectivos nascimentos Portugal não admitia o uso de nomes próprios estrangeiros», explica o IRN.
Veja aqui a lista de nomes permitidos e proibidos pelo IRN
A sensação do momento chama-se Valeria Lukyanova e é russa.
Aos 21 anos Valeria transformou-se na sensação da Internet nos últimos dias por ser a Barbie!
A jovem russa apresenta-se de olhos azuis, cabelo loiro e um corpinho danone, tal como o da boneca Barbie, sendo que a maioria dos rapazes estão deslumbrados e dizem que é tal e qual a boneca que a Mattel criou em 1959.
Por outro lado, o sexo feminino diz que a jovem não é assim tão bonita nem tão semelhante o que já começou a levantar dúvidas sobre a existência real de Valeria.
Será uma montagem, ou a boneca existe mesmo na realidade?
Este ano, ou melhor, esta época 2011/2012 não é de todo a melhor época para os clubes portugueses mostrarem a sua garra e valor no estrangeiro. Quer dizer, eles até podem mostrar, tentar, acreditar mas na verdade há «outros valores» que se superam a um «pequenino» clube português como é o caso do Benfica, Sporting e Porto que são eliminados das competições europeias assim... sem mais nem menos, depois de jogos brilhantes, posses de bola incríveis, jogadas impressionantes... finalizações terríveis. Ora este é um bom ponto «finalizações terríveis», não que a culpa seja dos jogadores do nosso clube, em tempos a jogo dependia dos jogadores e o seu resultado também, nos últimos meses o resultado do jogo e a concretização de golo ficam por conta da arbitragem e dos senhores com dinheiro que o «injectam» posteriormente nos senhores de amarelo que anda a correr feitos malucos em campo à procura da falta mais insignificante!
Em tempos, via-se jogos de futebol com vontade, nos estádios existia o desportivismo, e dentro de campo o fairplay. Hoje, acho que os jogadores perdem a garra até porque já sabem, Portugal é dos portugueses e não dos europeus. Ficamos em casa no nosso pequeno cantinho à beira-mar plantado que é aqui que pertencemos, ou nos obrigam a pertencer!
Começou por ser uma mera brincadeira. Os memes tinham frases de séries, bandas, pessoas famosas. Hoje fazem parte do mundo da Internet que a cada dia que passa fazem um novo meme onde contam o seu dia, a piada de um amigo, as aborrecidas aulas da faculdade, ou o desespero do seu trabalho.
Os memes invadiram a Internet e as páginas multiplicam-se com mais ou menos piada.
Agora também os jogadores do Chelsea ganharam diversos memes onde Torres foi comparado a Alonso, da Fórmula 1 e na imagem lia-se «Messi: Fernando is faster than you».
Enquanto na Europa ainda se brinca aos memes, nos Estados Unidos da América a história já é outra.
Os americanos ganham dinheiro a criar memes com lucros de 1 milhão de dólares por mês.
Sabe mais nas curiosidades de Tec Mundo
Liga dos Campeões ao sabor de Platini.
Michel Platini, Presidente da UEFA, não descansa enquanto o futebol europeu não é o SEU futebol!
Começou por se ver o Benfica a ser «roubado» a cada jogada, ora era cartões amarelos, vermelhos, penaltys e outra centena de coisas que fizeram com que o clube encarnado de Portugal ficasse sem asas para voar mais longe e voltasse para o sue poleiro.
Desta vez aconteceu com o Real Madrid, depois do jogo para a Liga dos Campeões esta quarta-feira, ficou mais uma vez ciente que o senhor Platini continua a fazer das suas e leva a competição a seu belo favor. Ao menos desta vez o presidente da UEFA tentou «roubar» o Real de forma discreta, ora se nuestros hermanos não perceberam, percebemos nós que somos minusculos mas não somos mudos nem cegos!
Platini, cá te esperamos em Portugal um dia destes...
A final será disputada pelo Bayern e o Chelsea a 19 de Maio, onde já se sabe, Platini estará de olho bem aberto e a fazer contactos.
Na chegada aos estúdios de American Idol, a cantora brilhava.
Deslumbrante como sempre, Jennifer Lopez, cantora e actriz, chegou esta quarta-feira aos FOX Studios em West Hollywood.
Com uma roupa sexy em tons dourados, a cantora brilhou à entrada dos estudios do American Idol onde vai actuar mais uma vez como júri do concurso.
Aos 42 anos e quase separada, Jennifer continua a deixar o mundo de boca aberta.
A cantora foi eleita a mais bonita do ano.
Beyoncé agora com os seus 30 anos e mãe continua a dar que falar. A cantora foi eleita a mais bonita do ano e deixou para traz beldades como Sofia Vergara e Charlize Theron.
O prémio foi atribído pela revista People que premiou o estilo e a beleza da cantora.
"Sinto-me melhor do que nunca porque dei à luz", comentou Beyoncé. Já com 16 prémios Grammy no seu currículo.
Aqui ficam as 10 premiadas:
1ª Beyoncé
2ª Sofia Vergara
3ª Charlize Theron
4ª Lily Collins
5ª Madeleine Stowe
6ª Christina Hendricks
7ª Michelle Williams
8ª Paula Patton
9ª Miranda Lambert
10ª Kate Middleton
Os activistas pretendem denunciar o mau estado dos sanitários públicos, mas também o facto de as mulheres terem de pagar para ''fazer xixi''.
"Cada vez há mais mulheres a trabalhar fora de casa, mas a maioria evita ir à casa-de-banho devido à sujidade. São obrigadas a aguentar, com o todo o stress que isso provoca, além do risco de sofrer infecções", afirmou a activista Minu Gandhi.
A ONG exige que os sanitários sejam limpos e que a sua utilização passe a ser gratuita tanto para homens como para mulheres, passando ainda a estarem equipados com máquinas com toalhitas.
"Na Índia, as mulheres têm reservados 33 por cento dos lugares nos transportes públicos. Por que não existem casas de banho públicas com a mesma filosofia", disse Gandhi.
O último recenseamento da população indiana mostrava que existem retretes em menos de metade das casas e que este é um dos principais problemas do país.
A Coca-Cola lançou na China a Máquina dos Abraços (Hug Machine).
A Coca-Cola está a distribuir em Shangai latas do refrigerante em troca de abraços. A acção foi desenvolvida por Ogilvy & Mather de Singapura lançou a Hug Machine.
A acção da marca com a máquina dos abraços insere-se no conceito ‘Abre a Felicidade’ num espaço público. Em vez das típicas máquinas com a marca Coca-cola esta máquina tem escrito «Hug Me» (Abraça-me). Assim por cada abraço conseguido, obtém-se uma lata do refrigerante.
O impacto desta iniciativa nas redes sociais levou a que a marca queira expandir a mesma a outros mercados.
Esta Hug Machine tem direcção executiva de James Procter, direção de arte de David Stevanov e Jon Loke e texto de Kevin Joseph e Troy Lim. A ilustração é de Eunice Ng e Sean Soo.
Aqui fica o vídeo:
Mundo feminino apodera-se em pleno século XXI das novas tecnologias.
Fomos as últimas a conseguir chegar ao mercado do trabalho e a conseguir vingar os nossos direitos! Lutamos anos e anos para que se visse o nosso valor. Em plena geração à rasca e século XXI na era das novas tecnologias: vingamos na Internet!
No mundo dos blogs as mulheres apoderaram-se da escrita! A moda é o seu maior forte, os desabafos virtuais o seu melhor papel e as imagens o seu refúgio. A Internet de hoje e a facilidade de acesso a toda uma panóplia de ‘coisas’ faz com que as mulheres sejam mais activas cibernéticamente do que os homens e que haja cada vez mas material para elas agarrarem e construírem o seu novo mundo: internet feminina!
Pode não se ter jeito para a moda, mas o que interessa é que cada um dos bloggers partilhe o seu pensamento e a maneira como vê a moda. Aqui ficam alguns:
Já no facebook, aquilo que começaram por ser páginas de imagens que o mundo feminino partilhava e re-partilhava é hoje conhecido como «girls stuff», onde em cada clique se abre um novo álbum! Sapatos, roupa, maquilhagem, imagens, decoração, idéias originais e curiosidades... Uma única página capaz de abrir o mundo feminino.
Na rede social é mais partilhar aquilo que gostamos e que ambicionamos com os facebookianos:
A internet, tal como o mundo é hoje das mulheres!
Estagiários: dos bem renumerados aos escravos da empresa.
Acaba-se a licenciatura, começa a corrida aos jornais e caça aos estágios. Uma correria incansável às empresas que não querem ou que se aproveitam. Bem vindos ao mundo dos recém licenciados!
Em Lisboa, há pelo menos 4 tipos de estágios: os bem pagos, os mal pagos e os não pagos ou os que se tem de pagar para estagiar.
Ora começando pelos últimos...
Estágios onde se paga para trabalhar. Este é o universo da Universidade Católica e outras por todo o Portugal, onde uma candidatura a um estágio implica o pagamento de uma mera quantia de cento e poucos euros à Universidade que conseguiu o tão milagroso estágio. Pagam-se 3 ou 6 meses e no final diz-se ‘adeus’ ao estágio e e ao dinheiro e bem-vindos novamente ao mundo da procura de trabalho que não existe.
Os estágios não pagos, ora a maioria dos jornais em Lisboa são assim, contrato de 3 a 5 meses de estágio sem possibilidade de no final se ter um lugar na redacção e em que o estagiário é apenas mão de obra barata e renovada a cada final de contrato, sem qualquer custo para a empresa. Conta para o curriculo, acham os estagiários.
Os mal pagos, são aqueles onde se limitam a pagar o passe do estagiário mas não a gasolina de um carro e ainda se tem direito ao subsidio de almoço mas só ao de 5.45€ como se hoje em dia se conseguisse sequer comer um bitoque e uma agua por esse preço, se calhar já nem no McDonald’s enfim! Um estágio onde o estagiário é pago, muito mal pago e escravo de caprichos de chefes e não chefes. Autenticas bolas de ping-pong entre uns e outros superiores. Mas reclamar é coisa escassa visto que existe dinheiro a entrar.
Por fim, existem casos raros em que os estagiários conseguem ser pagos nos 'trabalhinhos' que arranjam, normalmente estes têm a mão da ‘senhora cunha’ e mesmo que esta não garanta a integração na empresa no final do estágio, garante pelo menos o ordenado mínimo durante 6 meses.
Portugal a quanto obrigas os estagiários ups! Escravos a sofrer em busca de uma primeira experiência laboral na área estudada!
Todos os anos em Lisboa desde 2008 se elege o melhor restaurante da capital. Este ano a pastelaria Aloma, em Campo de Ourique, foi vencedora do concurso que elege «O Melhor Pastel de Nata de Lisboa».
O concurso promovido pela organização do «Peixe em Lisboa» deu o primeiro prémio à pastelaria «Aloma» por ter o melhor pastel de nata da capital e também conhecida pelo seu bolo-rei.
O segundo lugar do concurso foi dado à pastelaria Cristal, seguida da pastelaria Casinha de Pão.
Os prémios foram atribuídos pelo júri: por Alexandra Prado Coelho (jornalista), Domingos Soares Franco (enólogo), Joaquim Sousa (pasteleiro), Rodrigo Meneses (apresentador de televisão) e Virgílio Nogueiro Gomes (gastrónomo).
Um recente estudo publicado no Huffington Post revela que ver filmes eróticos pode desligar a parte do cérebro que processa os estímulos visuais. A maior parte das vezes ver outros programas ou realizaar determinadas tarefas fazem com que seja enviado um fluxo de sangue extra para o cérebro. Ao ver-se pornografia o sangue é enviado para a parte responsável pela excitação sexual.
Gert Holstege, uro-neurologista da Universidade de Groningen (Holanda) diz que o cérebro não precisa de adquirir todos os detalhes visuais de uma cena de sexo, mas que quando escrevemos um texto ou desenhamos algo é preciso ter-se bastante atenção ao contrário das cenas de pornografia,«Não importa se a porta é verde ou amarela», comentou Holstege.
O cérebro humano só pode estar excitado ou ansioso e nunca ambos ao mesmo tempo. Assim, durante um orgasmo o cérebro dispensa a ansiedade, mas há também mulheres que com um baixo nivel de desejo sexual ficam ansiosas em vez de excitadas como acontece na maioria dos casos.
«Se você se está em uma situação muito perigosa, qualquer que seja o motivo, não tem sentimentos sexuais, porque tem que sobreviver por si mesmo, e não sobreviver para a espécie», explicou Holstege.
Durante o estudo, cada mulher viu três vídeos ao mesmo tempo enquanto se realizavam as análises ao cérebro, detectando-se mínimas quantidades de sangue que flui para dada região. Ou seja, o cérebro estava parcialmente desligado. Lugares com mais sangue a fluir são considerados mais activos.
Marcas como a Ray-Ban, Urban Outfitters e o Burguer King estão a actualizar-se. Ao perceberem o poder que a comunidade gay tem no mundo, estão a fazer esforços para que as suas publicidades contenham conteudos gays, pois cnsideram que este mercado é muitas vezes amrginalizados e se perdura num mercado conservador quando devemos abrir horizontes.
As três marcas apostam na evolução do pensamento da sociedade.
A Ray-Ban através da campanhã Never Hide (Não te escondas) apresentam um casal de homossexuais de mãos dadas. O anuncio foi inspirado no escritor americano Taylor Mead, que contou como era ser gay nos anos 40.
A Burguer King criou uma campanha para o mercado espanhol onde as personagens do mesmos exo namoriscam enquanto preparam as refeições.
Já a Urban Outfitters surge com um catálogo onde duas mulheres se beijam.
Algumas das publicidades etão já a criar plomécia pelo mundo.
Anuncio Ray-Ban
Anuncio Burguer King
75 anos depois do início, Ray Ban laçam uma campanha de homenagem à marca.
Nesta colecção estao modelos como Aviator, Laramie, Round e Meteor, mas refeios a pensar nos dias de hoje com cores que vão dos azuis, verdes ou até rosa.
A assinatura «Never Hide» (Nunca Esconder) vai fazer homenagem às diversas épocas e momentos em que esteve presente desde o seu ínicio, principalmente momenos em que não havia nada a esconder.
A marca criada em 1937 mas só se tornaram conhecidos quando o tenente John MacCready regressou de uma viagem de balão em que o sol lhe tinha irritado os olhos e contatou o fabricante de óculos Bausch & Lomb, em Nova Iorque, pedindo para lhe criarem uns óculos elegantes e que o protegessem dos raios solares.
Ray (raio) Ban (banir) foi a palavra usada à 75 anos para caracterizar os óculos que hoje são mundialmente conhecidos.
Aqui podes ver a os muppis da campanha.