segunda-feira, 2 de abril de 2012

Guerra de audiências: TVI volta à Marktest





TVI anunciou que vai voltar à medição de audiências da Marktest.




Numa altura em que a controvérsia sobre os dados da empresa GFK é cada vez maior, a TVI vai voltar ao painel da Marktest. Segundo o site da TVI, o abandono da medição da GfK deve-se ao facto de não ser possível continuar a trabalhar com um sistema que tem apresentado problemas de medição de telespectadores, esclareceu a administradora delegada da Media Capital, Rosa Cullell.

«Em Fevereiro, dissemos à GfK e aos associados da CAEM - Comissão de Análise de Estudos de Meios que o sistema não estava a funcionar e precisava de mais tempo para estabilizar. Ficou a promessa de que isso iria mudar no mês de Março. Mas chegámos ao fim do mês e temos um sistema igual ou pior», afirmou Rosa Cullell.

Depois dos dados da GFK terem-se mostrado menos certos, a RTP1 foi a mais prejudicada, tendo sido atribuído zero espectadores a alguns programas emitidos em períodos horários onde haveria público.

Inicialmente a GFK afirmou que os seus números revelavam que existiam mais espectadores a ver televisão do que os que a Marktest contabilizava. Contudo, os dados do passado domingo revelaram uma quebra de 1,5 milhões de pessoas. Visto que em Portugal não morreu assim tanta gente durante o fim-de-semana e que a Hora do Planeta foi no sábado haverá demasiada fuga de espectadores dos sistemas GFK.


A Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC), disse em comunicado que «seja qual for a solução encontrada para a medição de audiências televisivas, o presidente do Conselho Regulador da ERC considera indispensável que a empresa ou empresas seleccionadas sejam sujeitas a uma supervisão técnica» e que «essa supervisão, sob a forma de auditoria especializada, deveria ser acordada em sede de auto-regulação no interior da Comissão de Análise de Estudos de Meios».

Sem comentários:

Enviar um comentário