terça-feira, 3 de abril de 2012

Golpe de Estado no Twitter





Tag #PrayForPortugal usado pelos utilizadores do Twitter montam Golpe de Estado em Portugal




Tudo começou no Twitter com a criação da tag #PrayForPortugal, falando alguns utilizadores do «som de bombas» o que levou a que a informação se espalha-se e chegasse até aos media que ficaram alerta.
Mas foi a agência internacional Associated Press (AP) a pegar no tema do Twitter «O Presidente português dissolveu o Parlamento e apelou à calma. Tanques e tropas ocupam as ruas de Lisboa». Segiu-se o El País a comentar a situação «Correspondentes da AP em Portugal falam do início de uma guerra civil. As informações são confusas». Mas os tweets eram apenas montagens.
Mesmo assim o rumor progrediu e ganhou dimensões internacionais.
Foram milhões os utilizadores do Twitter queriam afinal o que se estava a passar em Portugal. Foram vários os utilizadores que contribuíram para o rumor, sendo que os media tradicionais foram até acusados de ocultar a situação, pedindo aos espanhóis para tomarem conta do assunto.

Mas tudo não passou de uma mentira. Sefundo site informativo espanhol Diario La Cámara, por detrás deste de todo o aparato estarão centenas de utilizadores do Twitter, entre eles o cineasta espanhol Rodrigo Cortés.

Sem comentários:

Enviar um comentário