terça-feira, 19 de junho de 2012

Joana Vasconcelos em Versalhes






























Joana Vasconcelos é descrita pela revista Le Figaro como «a estrela portuguesa da arte contemporânea», e como sendo a primeira mulher convidada pelo Palácio de Versalhes a expôr no monumento.
Entre as várias obras escolhidas para a exposição estão «Mary Poppins», peça de feita em crochet e tricô, «Marilyn», dois sapatos gigantes compostos por panelas e tachos portugueses, e «Coração independente» em vermelho e em negro feito de colheres de plástico.
Entre designers de moda e escritores, Joana fez-se acompanhar para a inauguração da exposição pela fadista Mariza, o escritor Valter Hugo Mãe, que assina o texto do catálogo oficial.

«Entre aquilo que estava projetado, o que se vê é mais extraordinário», disse a artista. «Apesar de ter projectado, de ter feito fotomontagens, de ter preparado muito bem esta exposição, fiquei muito surpreendida com a relação das peças com o espaço e com a maneira como elas conseguem manter a sua autonomia e interagir com essa arquitetura muito particular que é Versalhes: super-decorada, super-luxuosa, e com uma tendência para abafar tudo aquilo que se ponha lá dentro», comentou Joana Vasconcelos.

A exposição abre hoje ao público e estará patente até 30 de Setembro, com as suas 17 obras no palácio do século XVII.

2 comentários:

  1. É um orgulho para o nosso país. Inacreditável o lustre ter sido censurado.

    ResponderEliminar
  2. Adorava ir visitar esta exposição e era um bom motivo para viajar :)

    A Joana é um grande orgulho para Portugal!

    beijinho
    ps: recentemente mudei-me para o blogger se quiseres visita-me :)
    http://segredosdeglamour.blogspot.pt/

    ResponderEliminar