domingo, 12 de fevereiro de 2012

ACTA is watching you!






O protesto foi convocado internacionalmente nas redes sociais e milhares aderiram.




O protesto contra o ACTA foi convocado através das redes sociais em vários países. Em Berlim juntaram-se 10 mil pessoas, 5 mil em Munique e Sófia. Várias foram as cidades como Malta, Vilnius, Varsóvia, Tallin, Praga e até Lisboa e no Porto onde os cidadãos saíram à rua para protestar contra o acordo.

No Porto, ao darem conta que o protesto estava a ser silenciado pelos media, sendo que não havia jornalista na Avenida dos Aliados, o melhore era «a notícia ir ter com os jornalistas», afirmou José Soeiro ao esquerda.net, seguido de vários manifestantes que se dirigiram à sede do Jornal de Notícias.

Em resposta ao protesto internacional, a Comissão Europeia publicou uma nota onde «nega firmemente ter fornecido um acesso preferencial à informação a qualquer grupo» e afirmou não haver qualquer tipo de protocolos secretos sobre o assunto.

«Estão a desvirtuar o princípio da internet, que é a partilha da informação. Uma das coisas que criticavam nos tempos de Salazar era a censura e a impossibilidade de falar e, neste momento, foi o que fizeram: o Governo português impôs censura», disse à Lusa um dos manifestantes com a máscara de Guy Fawkes, popularizada pelo movimento Anonymous.

O ACTA (Anti-Counterfeiting Trade Agreement), ou seja, Acordo Comercial Anticontrafacção, serve para evitar o plágio e a pirataria na internet, protegendo os direitos e propriedades intelectuais, sendo criticado, entre outras razões, por ser feito em sigilo e apenas para favorecer conglomerados empresariais, enquanto o SOPA (Stop Online Piracy Act) é a Lei de Combate à Pirataria Online que amplia os meios legais para que detentores de direitos de autor possam combater o tráfico online de propriedade protegida e de artigos. Num documento da Comissão Europeia, pode ler-se que o SOPA «é um projeto de lei dos Estados Unidos que pretende alterar a legislação dos EUA. O ACTA não Implica quaisquer alterações da legislação da UE.»

Dito assim parece simples e que nada vai mudar na internet e no modo como a utilizamos. Contudo os manifestantes continuaram a fazer-se ouvir «Partilhar não é roubar», «ACTA, não!» e «ACTA is watching you!».

Manifestação ACTA-Lisboa por Tugaleaks

O movimento Anonymous promete continuar a dar luta e a fazer-se ouvir.

A mais recente mensagem para o mundo:

Sem comentários:

Enviar um comentário