sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

A Imagem que emociona o Mundo




A fotografia de um homem de braços cruzados durante a saudação nazi em 1936 é a mais partilhada do momento, e esconde a história de uma família destruída pelo regime de Hitler.


A imagem é da inauguração de um navio-escola da marinha alemã e foi recuperada pelo blog Senrinomichi , criado há cerca de 1 ano atrás para ajudar a localizar vítimas do terramoto do Japão. No espaço de 1 semana a imagem teve mais de 26 mil partilhas, agora ronda as 30 mil partilhas na Internet.

A fotografia conta a história da família de August Landemsser, separada e destruída peço regime nazi. A historia foi contada por uma das filhas de August que reconheceu o pai na imagem, segundo o «The Washington Post».

August Landemsser foi militante do partido nazi e expulso em 1935 por ter casado com Irma Eckler que era judia, tendo o regime considerado que o militante «desonrou a raça» chegou mesmo a prende-lo. Foi libertado em 1941 e mandado para a guerra, sendo logo dado como desaparecido em combate.

A mulher foi detida pela Gestapo e as filhas foram separadas, tendo uma ido viver com a avó materna e outra enviada para um orfanato, sendo mais tarde adoptada.

Em 1996, Irene (filha de Irma e August) escreveu a história da sua família para contar ao Mundo o que o regime nazi provocou à sua família.

A descoberta da foto e a história de August Landmesser emocionou milhares de pessoas que partilharam a imagem.


Noticia Completa


Sem comentários:

Enviar um comentário