sexta-feira, 6 de abril de 2012

Verde estimula a criatividade





Estudo feito na Alemanha revela que o verde pode estimular a criatividade.





Um recente estudo Alemão revela que a exposição à cor verde pode estimular a criatividade. A pesquisa dos cientistas Universidade Ludwig-Maximilians (Munique) publicada no Personality and Social Psychology Bulletin conta com testes em 69 homens e mulheres e respostas à pergunta «Que uso daria a um tijolo?».
Soluções como «construir uma parede» assumiu um parâmetro menos criativo, enquanto respostas como «fazer o tijolo virar pó, misturar com água e usar como aguarela para pintar» foram classificadas como mais criativas.
Antes de darem a sua resposta, cada indivíduo era exposto a desenhos de rectângulos azuis, cinzas, vermelhos e brancos e outros verdes. Aqueles que viram as imagens verdes se saíram melhor no teste.
Para Stephanie Lichtenfeld, autora da pesquisa, «o verde pode servir como uma pista que evoca a motivação de um esforço para auto-superação e o domínio de tarefas, que por sua vez podem levar ao crescimento». A cientista explicou à BBC que a influência da cor é subtil e que os resultados ainda são iniciais.

Vermelho
Pode suscitar um medo do fracasso, a cor não deve ser experimentada momentos antes de provas. No entanto, outra pesquisa indicou que clubes que usam equipamentos vermelhos têm mais hipóteses de vitória.

Amarelo
O amarelo é associado ao estímulo do bom humor e pode ajudar a aumentar a capacidade de concentração.

Azul
Deixa as pessoas mais confortáveis e à vontade, e ainda apaziguar a frequência cardíaca.

Rosa
É um forte estimulante.

Branco
Autoritarismo, esterilização, amplitude e pureza, dentre outros. Mas também há ligações com enjoos, náusea, fadiga e dores de cabeça.


1 comentário: